sábado, 9 de maio de 2015

Como criar personagens para sua história



Muito escritores são excelentes em criar enredos intrigantes, mas alguns destes se esquecem da importância da construção de um bom personagem. Um protagonista bem construído fará o leitor se apegar a ele e consequentemente ao livro, mesmo que a história não seja lá grande coisa. Vou deixar a vocês algumas dicas que podem ajudar neste processo de criação e desenvolvimento:

CRIAÇÃO

- Defina palavras-chave para o seu personagem que descrevam sua aparência e personalidade. Ex: burro, raciocínio lento, esperto, rude, gordo, forte, calmo, sábio, sagaz etc.

- Crie sobrenomes aos protagonistas, isto é um detalhe especial e dá um realismo a mais ao enredo (em histórias de fantasia este é um item optativo, uma vez que este critério fica a cargo do autor e do mundo criado por ele).

- Utilize alguns personagens já existentes para se basear ou pegar influências. Ex: vou criar um personagem que é um bruxo jovem, então posso pegar como referência o Harry Potter.


CARACTERIZAÇÃO E PERSONALIZAÇÃO

- Faça cada personagem ter uma característica marcante. Tipo: se a pessoa for desatenta, enfoque nisto; se a pessoa for intuitiva, enfoque nisto; se o personagem for sensível, destaque isto.

- Crie uma história para cada protagonista e faça com que isto reflita em seu modo de vida. Por exemplo: Fulano de tal virou psicopata pois sofria abusos na infância.

- Se incorpore no personagem e vivencie os fatos por qual ele está passando, isto ajudará você a descrever melhor as sensações, além de auxiliar na descrição das ações deles.

- Não deixe que os fatos marcantes do enredo passe despercebido. Se algo causa impacto no protagonista, faça-o remeter a isto durante vários trechos da história; além de relembrar o leitor, você estará reforçando a importância do ocorrido e ainda trará mais realismo ao seu enredo.

- Lembre-se, se alguém importante morrer, não deixe que ele seja esquecido. Uma morte pode repercutir de forma muito intensa no enredo, perder alguém não é normal e é preciso demonstrar isto. Um exemplo errôneo da morte de um personagem com importância: "Caio e Rodrigo fugiam desesperadamente da monstruosa criatura que os perseguia. A motosserra rugia por entre as árvores do bosque escuro e a neblina raspava nos calcanhares de ambos os jovens. Caio tropeçou em um galho saliente, desabando nas folhas secas, os estalos exasperaram alguns corvos que corvejaram aos céus. Rodrigo virou para o amigo, com os olhos arregalados. O monstro alcançou o rapaz caído e desceu lentamente sua pesada arma sobre as costas dele, a serra automática estilhaçou a pele, quebrou os ossos e moeu as tripas da vítima. Rodrigo tornou a girar e a correr insanamente pelos corredores de troncos úmidos". Note que Rodrigo não pareceu se abalar, mesmo sendo expectador da morte de um amigo.


É isso pessoal, espero ter ajudado!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário: